eleições? que eleições?

a verdade é essa meus amigos.

Tanto eu como o Seu Antenor não entendem mais para que servem nossas eleições. E eu falo isso me baseando na campanha política. O que estamos vendo é um show de horrores na campanha, principalmente na campanha de deputados federais e estaduais. Esse espaço na tv não deveria ser para isso, para a campanha dos deputados. Não faz sentido algum, ninguém vai escolher um candidato que fala em 7 segundos para você, sendo que desses 7 segundos 3 segundos ele gasta falando “com Fulano governador e Ciclano para presidente”.

Falam em reforma política. Eu confesso que não acompanho tanto essa discussão, mas pelo que eu imagino, o que deveria ter é uma reforma na campanha política. Pela primeira vez estão usando a internet para a campanha. Mas o que chega para todo mundo são videos do youtube que são verdadeiras piadas e nos fazem rir. Tudo bem, nós brasileiros somos um povo que gosta de se divertir, tirar sarro dos outros é um verdadeiro esporte nacional. Mas isso se tornou a coisa principal, não se discute com a grande maioria as grandes questões. Alguns até tentam, mas ninguém parece querer ouvir. Principalmente porque tudo isso é obrigatório. Temos que passar por essa obrigatoriedade a cada 2 anos. Ninguém gosta de ser mandado, por isso virou essa zona.

Eu ainda não pensei em quem vou votar. Se fosse para votar amanhã, anularia, mas não quero fazer isso, me sinto na obrigação de pelo menos conhecer algum candidato, tanto para presidente quanto para deputado estadual, que pelo menos fale alguma coisa que não seja absurda e que tenha vontade de fazer algo, nem que seja arruamar as calçadas das ruas, sei lá. Por isso, a internet ainda é o melhor meio de comunicação para conhecer melhor os candidatos, na minha opinião. Mas veja bem, a melhor opção para eu conhecer os candidatos. Eu que provavelmente faço parte da minoria que tem tempo e dinheiro para ir na internet procurar candidatos.

Só sei que essa campanha da tv parece um tiro de misercórdia nos políticos em geral. É uma asneira ver o Tiririca falando o que ele fala, o Maluf pela 73ª vez falando das mesmas obras que fez, Ronaldo Esper falando que vazo ruim quebra sim e por ai vai. E a maioria desses candidatos vão ganhar, pode escrever. A campanha obrigatória na tv é uma piada. Voto obrigatório é uma piada. Nos obrigarem a ver todos os dias, 2 vezes inclusive, a esses discursos que não nos levam a nada. É ridículo. É a verdadeira comédia da vida humana.

Cadê a democracia? Antes de votar temos que formar cidadãos para viver em sociedade e o que estamos criando é uma sociedade do espetáculo, da fantasia. E todos vão continuar reclamando de suas vidas e do político que está lá em Brasília – que aliás, é tão longe que aposto que 99% dos brasileiros nunca pisaram por lá. E nem devem querer. Imagina se fosse obrigatório.

Sobre Luiz Ferraz

27 anos, cineasta, sambista, são-paulino doente e bom de garfo.
Esse post foi publicado em eleições 2010 e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário