Eu já sabia! (Espero estar errado)

A eleição desse ano está uma vergonha. Fui obrigado a ser mesário por 4 eleições seguidas e nunca estive tão indignado. Eu me sinto angustiado com os candidatos disponíveis, e mais ainda pelo povo que vota neles. Está cada vez mais difícil encontrar bons políticos, que sejam boas pessoas. Não quero dizer pessoas boazinhas, mas sim honestas, íntegras, determinadas, cujas atitudes são  coerentes com o que falam e cujas palavras expressam o que realmente pensam, e que são direcionadas por princípios que visam o bem comum.

Esta é a parte mais difícil de encontrar nos políticos e nos candidatos: uma visão do bem comum associada a uma disposição verdadeira de trabalhar por esse ideal. O que vejo são pessoas agindo como toupeiras, por baixo do pano, surrupiando o mais que podem do bem público em benefício dos seus próprios interesses, enquanto negam veementemente qualquer acusação indignada que lhes seja dirigida e continuam com o mesmo sorriso inexpressivo diante das câmaras e de todos. Verdadeiros caras-de-pau! Caras de pau a ponto de proibirem que comediantes façam piadas dos absurdos que acontecem, em defesa de suas imagens.

A eleição será ideal quando partidos se preocuparem mais com a estrutura das idéias que define a filosofia do partido e não com pessoas que possam trazer votos e ao mesmo tempo eleger políticos sem representatividade, que nunca seriam eleitos se não fosse pela chapa.  

Dessa forma evitaríamos que pessoas que fizeram algum sucesso em outras áreas apelem para a política no fim de suas carreiras decadentes e as eleições seriam estruturadas, não uma piada. Um exemplo disso são países como Espanha, Alemanha ou EUA onde existe no máximo 2 ou 3 partidos bem posicionados.  Por aqui, vivemos uma salada de frutas onde coligações são formadas todos os dias e políticos de um mesmo partido apoiam diferentes candidatos à presidência.

Infelizmente, para esse ano temos de um lado os políticos que agem como querem, não como deveriam. Do outro, eleitores, acomodados e satisfeitos com o bem estar social proporcionado pelo governo Lula através, por exemplo, do Fome Zero ou Bolsa Família e já sabem o que querem para os próximos anos. Essa eleição será uma continuidade do mesmo.

Espero que para os próximos anos o país continue melhorando, com mais pessoas tendo acesso à boa educação, ensino superior e informação de qualidade. Só assim teremos eleitores conscientes, políticos de verdade sendo eleitos e uma eleição no mínimo digna.

” Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.”
(Eça de Queiroz)

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Eu já sabia! (Espero estar errado)

  1. Aline disse:

    Perfeito seu texto… reflete muito bem o que as pessoas com o mínimo de senso político se sentem com essa falta de respeito pela “política” no nosso país… Assino embaixo sobre tudo!!! =)

  2. missvivicosta disse:

    Bom texto. Vale lembrar também que a mudança começa dentro de nós mesmos. Sugiro a todos os leitores que olhem pra dentro de si e destaquem mudanças diárias em busca de mais coerência e consistência entre pensamento e atitude. Nossas casas são um ótimo lugar para “treinar” ser uma pessoa melhor. Respeito aos pais, irmãos, companheiro(a), a empregada doméstica, ao porteiro, ao guardinha da rua e assim vai. Reconheça-os como outro e, portanto, como alguém a ser respeitado. Seria muito legal se pudesse se dispor a dar um sorriso a mais, uma buzina a menos e ser um agente multiplicador de boa educação e bons modos. Que tal?
    Barbearia rocks. Bjs

  3. Livia disse:

    Pois é! O pior é que uma coisa leva a outra! Difícil sair do ciclo.. Será que o Brasil será sempre o país do futuro? Tomara que não!!

  4. Guilherme disse:

    Essa frase do Eça de Queiroz diz tudo.

  5. Juliana disse:

    Excelente!
    Além de tudo isso, como lutar por um melhor sistema de educação, incentivar nossos jovens a estudarem e se instruirem se os próprios candidatos mal terminaram o ensino fundamental? Poucos fizeram o colegial e quase nenhum tem curso superior.
    Mas de que vale um candidato bem instruido se temos o ícone da breguice pós Falcão para votar?

Deixe um comentário