A super-valorização da picanha

Afinal, o que é um bom churrasco?

ja foi dito por aqui mais de uma vez que o bom churrasco é feito com os amigos. Concordo em gênero, número e grau (a la Seu Antenor!). Também concordo que para o bom churrasco é preciso, além dos amigos, mulherada, muita cerveja, caipirinha, música boa e carne. E carne boa. E o que é considerada carne boa? Para a grande maioria se resume a uma peça: a famosa PICANHA.

Não sei como, quando eu tinha uns 17 anos, me lembro do meu pai, churrasqueiro de primeira linha e minha referência de churrascos, reclamar de como estava ficando cara a peça da picanha no super-mercado. Esses dias perguntei para ele sobre a picanha e ele simplesmente me disse que não compra mais picanha. A grama da picanha esta mais cara que o grama do ouro, segundo ele, que acompanha a cotação diariamente.

Não da para comer picanha normalmente hoje em dia. Uma peça custa em média R$45,00/R$50,00. A não ser que você vá na “super quarta-feira da carne do Carrefour”, ai vale a pena. Por isso que ultimamente eu valorizo muito mais a fraldinha, minha preferida, e a maminha em menor escala. Picanha gosto, mas dificilmente eu compro. Porque segundo seu Ciro, meu pai, “você e sua geração que adora fazer festa na churrasqueira super-valorizaram a picanha”.

Por isso meu povo, VIVA A FRALDINHA!

Abaixo, segue uma bela dica de como assar uma bela Fraldinha do Marcos Bassi na sua churrasqueira. Mas atenção, é aconselhado utilizar o “recurso do espeto”. Bom churrasco:

Sobre Luiz Ferraz

27 anos, cineasta, sambista, são-paulino doente e bom de garfo.
Esse post foi publicado em churrasco e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A super-valorização da picanha

  1. Andre Troster disse:

    Maravilha luizao, só faria uma menção honrosa ao Contra Filé!!!

  2. Luiz Ferraz disse:

    Com certeza. E viva o contra-filé, especialmente se ja estiver cortado em bifes com o molho especial da minha vó Julia. Ai sai de baixo.

  3. Guilherme disse:

    E hoje ainda almocei uma picanha no bar “Petibom” do Seu Pedro aqui no Bexiga. A carne era de primeira e o almoço saiu por R$ 15,00. Acho que o Seu Pedro frequenta a “super quarta-feira da carne do Carrefour”!

Deixe um comentário