O Divã do seu Antenor

Barbeiro que inventa moda faz besteira

Na primeira quinzena de abril eu tinha que tirar uma foto para enviar ao consulado do Canadá. Por que não ir a um bom e velho babeiro e melhorar a apresentação?

Atravessei a cidade para ir no Seu Antenor, afinal há 12 anos corto com ele. Entro na barbearia e ele me reconhece de cara, perguntando sobre meu pai.

– E aí?  Vai de março, abril ou maio?- pergunta ele enquanto me sento.

Escolhi a de abril, que tinha alguma ex-BBB na capa. Um aposentado que sempre está lá sentado no sofá aprovou a escolha. Sobre o corte de cabelo, o Seu Antenor não me perguntou nada. Tudo bem, ele corta com maestria o de todo mundo igual mesmo.

De repente, na gigante TV de tubo da década de 80 aparece o Datena falando sobre um escândalo no planalto. O Seu Antenor então mostra que tem opinião política.

– Se fosse filho meu, eu arrebentava na vassourada!

Concordei, até porque ele estava com a gilete próxima ao meu pescoço.  E assim se passou aquela meia hora, com comentários da copa, filosofias sobre o casamento,  uma aparada na franja e um tapa no “pezinho” ao lado da orelha.

Levantei-me então da cadeira e tomei o maior susto quando botei a mão no bolso e saiu uma nota de R$ 10,00 amassada. – Achava que tinha R$20,00 – tentando me justificar.

– Não tem problema, na próxima você me dá R$40,00 – disse ele rindo, sem o menor ressentimento.

Meu passaporte canadense acabou não saindo. Tudo bem, aqueles 30 minutos sentado na cadeira do Seu Antenor me valeram mais que um mês deitado em um divã.

Presto esta pequena homenagem ao meu barbeiro e a todos os barbeiros do mundo, que resistem ao furacão da modernidade e mantêm preciosos valores masculinos vivos. Trocando em miúdos, será passando rímel e fazendo chapinha que o homem será bonito e moderno?

Sobre Guilherme

26 anos, paulista, roteirista.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para O Divã do seu Antenor

  1. Cristiano Ronaldo disse:

    Esse blog é um absurdo hora pois!
    Ninguém vai me convencer a parar de usar rimel e laque, ninguém!
    Homem moderno é homem perfumado.
    Ass. Cristiano Ronaldo ❤

  2. Guilherme disse:

    Tá bom, pode usar rimel. Mas vê se joga direito!

  3. missvivicosta disse:

    Faço a mesma pergunta a vocês em relação as mulheres: “será passando rímel e fazendo chapinha que a mulher será bonita e moderna?”

  4. Vitor disse:

    Obviamente que não, na minha humilde opinião a essência da beleza feminina esta no sorriso contagiante e na beleza cativante.

  5. Betão disse:

    Cara,

    A pessoa estar/sentir bonita (homem ou mulher) é estar feliz, bem, seja lá qual for por onde… Quem tem preconceito não experimenta coisas boas, eu curti a tal da podologia/reflexologia e massagem relaxante #prontofalei rsrsrs

    Vamos nessa, alimentar o clube do bolinha com idéias e filosofias de barbearia! Boa sorte para o blog, conte comigo!

    Abraço
    Betão “Não corto nem pinto”

  6. Bruna disse:

    Homem bonito (eu não sei) mas elegante sim, e vamos dizer que elegância também é beleza – e moderno – é o Seu Antenor. Trata bem os clientes, oferece variadas opções de revistas, faz um corte exímio, tem lá a sua opinião política, bate um bom papo, escuta os problemas alheios e ainda faz fiado. E, além disso, ele ainda deve der comprado, à duras penas, a TV de tubo para a sua tão amada clientela. Viva Seu Antenor, sem rímel e chapinha.

Deixe um comentário