Xaveco Romântico

História de xaveco é como história de pescaria: sempre é maior do que realmente foi.

Porém, eu tenho um amigo, que é um conquistador nato, é impressionante. Cada vez que nós nos encontramos ele esta com uma mulher. E é de todos os tipos: loira, morena, baixinha, magrela, gordinha, japonesa, negra, índigena, mestiça, novinhas, mais velhas. Ele sempre enxerga qualidades em qualquer mulher. E o mais impressionante: ele sempre está apaixonado.

Todas as histórias que ele me conta, tem mulher envolvido. Desde histórias de uma balada miada que só tinha uma mina até quando ele foi no jogo do corinthians, e pegou a chefe da torcida feminina no meio do jogo. Ele sempre pegou uma mina em alguma história. E eu acredito, o cara é bom mesmo.

Um dia, não aguentei e perguntei, “afinal o que você fala? Qual o seu xaveco?”. Ele respondeu com a maior cara lavada, maior naturalidade: Chico Buarque.

O cara não é canalha, pelo contrário ele realmente acredita em tudo o que o Chico Buarque canta e escreveu. E ele é o cara que mais conhece Chico Buarque que eu já vi, tem todos os LPs do Chico Buarque, que ele gosta de colocar na sua vitrola vintage quando leva alguma amiga para o seu apê. Ele sabe as letras de cor, declama para as amadas. Segue a risca as histórias  das músicas: atravessa a rua quando vê uma flor, como na música. Se emociona falando das letras “cara, essa é música é foda, é um jogo de palavras né, quero ficar no seu corpo feito tatuagem, ou seja, para sempre. É muito bonito mesmo”. Ele é um eterno romântico e sabe usar isso para conquistar qualquer mulher. Ele xaveca até o cachorro das meninas.

Perguntei sobre o Vinicius de Moraes. Ele não gosta. Acha que o Vinicius maltratava suas mulheres, é um romântico de mentira. “Como é que um cara me casa 9 vezes?” ou ainda “ele gostava mais de whisky do que de mulher.”. Eu achei um absurdo ele me falar isso. “O Chico fala o que uma mulher quer ouvir, por isso que elas gostam, se sentem tocadas. O Vinicius só fala de doideras, todo melancólico. Tomava todas e ficava na fossa. O Vinicius não era romântico.”. Fiquei puto, o Vininha é meu ídolo. Mas o cara tem argumentos, pois ele sempre agarrou mulher falando de Chico.

Romântico ou não, o xaveco de bar tem que ser certeiro. E esse cara chuta sempre no ângulo. E ainda faz dancinha para comemorar o gol. E você, querido leitor, prefere um xaveco do estilo do Chico ou do Vinicius?

E falar que o Vinicius não é romantico, é a coisa mais absurda que existe:

E uma do Chico, interpretando o Vininha, muito fera:

Sobre Luiz Ferraz

27 anos, cineasta, sambista, são-paulino doente e bom de garfo.
Esse post foi publicado em Xaveco e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Xaveco Romântico

  1. Bianca Corona disse:

    Putz Luizão, que parada dura! Vinícus x Chico? Bom, eu acho que o Chico canta COMO uma mulher, vem de dentro da alma feminina. Já o Vinícius canta PARA uma mulher, invade a alma feminina. E cada um no seu quadrado é soberano. Eu voto em um grande e apoteótico EMPATE!

    • Luiz Ferraz disse:

      bom ponto de vista. É por isso que eu sou mais o Vinicius. Eu falo para a mulherada, não como a mulherada. Essa coisa de falar o que elas querem ouvir alguma hora vai dar xabu, o cara mostra que não tem personalidade. Pelo menos personalidade de homem.

      • Luiz Ferraz disse:

        “não como a mulherada” ficou estranho, confesso. Não falo que nem a mulherada fica melhor! Sempre é bom revisar o texto!

  2. Gal Buitoni disse:

    Vinicius, sempre!!! Comigo funcionou :)

  3. Luanna disse:

    Po! Esse cara é bom heim… eu tb acredito em tudo que o Chico canta e escreveu :) … Mas como não deixo e adorar Vinícius, e me emcantaria com ambos os tipos de “xaveco” … também aposto no EMPATE! ;)

  4. Guilherme disse:

    Chico e Vinícius. Se bem que acho que é mais divertido xavecar sendo “viniciano” do que sendo “chiquense”.

  5. LG disse:

    Luizão, quase certeza que eu vi o xavequeiro em questão saindo da Competition de Higienópolis anteontem, de gel no cabelo e camiseta agarradinha! Na certa estava a caminho de mais uma derrubada.
    Quanto à querela em tela, palpito que a sensibilidade do Chico tinha uma boa dose de fachada, ao passo que a poesia de Vinícius é aquilo mesmo, o cara tá ali do começo ao fim.

    • Luiz Ferraz disse:

      pois é, Vinicius é de carne e osso. O Chico já até confessou que usa dicionário para escrever música.

  6. Pingback: Os números de 2010 | A Barbearia – o blog

Deixe um comentário

